Temporário 12 (2013)

Filmes - Temporário 12 (2013)
Short Term 12 conquista South by Southwest

  Com recursos geralmente limitados, um filme independente se apóia nos principais itens cinematográficos para chamar a atenção do público rendido ao demasiado numero de películas contemporâneas. É com naturalidade que o trabalho do recente diretor Destin Daniel Cretton apresenta perfeitamente o roteiro e atuação a ponto de se destacar em grandes festivais, principalmente ao receber o prêmio da audiência no South by Southwest Movie Festival. O crédito fica por conta da idéia de estender seu curta homônimo, lançado em 2008, no qual desenvolve pela ficção sua experiência de trabalhar temporariamente numa simples instituição norte americana onde abriga crianças e adolescentes desamparados.
  Desprovido de efeitos técnicos ou grande produção, o longa foca no convívio de interessantes personagens, com potencial pra ter a própria história contada isoladamente, mas com o intuito de explorar a interação entre pacientes e uma equipe peculiar. O ritmo é conduzido por singelas emoções dominadas pelo passado comprometedor de cada um. A partir daí, os monstros escondidos de baixo da cama são combatidos em momentos de aflição e euforia.
  Um dos grandes trunfos fica por conta do elenco liderado por Grace, a chefa séria e disciplinada muito bem interpretada por Brie Larson. A principio ela aparenta ser perfeita no que faz até o dia que sua segurança fica ameaçada ao receber uma garota rebelde cujo problema a desafia intensamente. Ao seu lado está Mason, o rapaz super importante para o enredo, não somente a favor de seu humor, paciência e compreensão, mas por narrar histórias que não puderam ser retratadas em cenas. Outro funcionário pertinente de ser observado, ainda que apartado do conflito principal, é o novato Nate. Com a possível referência pessoal ao diretor, ele se aproxima do expectador quando sente confuso e assustado ao longo dos eventuais infortúnios da casa.
  Enquanto os mais novos aprendem a superar seus medos com aqueles que já cresceram, o distanciamento praticado pelos métodos profissionais fica duvidoso na visão da protagonista. Através da respectiva angustia, a imperfeição social se manifesta em cada papel com acolhedor e admirável senso humano. Apesar de todo envolvimento dramático, a dedicação e a vontade desses jovens em exercer seu ofício é a segunda consideração a ser refletida. Afinal, é rara a preocupação por dar uma chance de vida decente ao próximo, mesmo que temporária.

  • Título original:   Short Term 12
  • Diretor:   Destin Daniel Cretton
  • País:   USA
  • Categoria:   Drama
  • Ano:   2013
  • Atores:   Brie Larson, John Gallagher Jr., Stephanie Beatriz, Rami Malek, Alex Calloway, Kevin Hernandez, Lydia Du Veaux, Keith Stanfield, Frantz Turner, Kaitlyn Dever, Diana Maria Riva, Harold Cannon, Silvia Curiel, Melora Walters, Bran'dee Allen
  • Site oficial: http://www.shortterm12.com

Sinopse:   O filme é contado através dos olhos de Grace, uma supervisora de vinte e poucos anos de uma instalação adotiva para adolescentes em risco. Dedicada e durona, Grace é uma formidável cuidadora das crianças em sua proteção – e apaixonada por seu namorado de longa data e colega de trabalho, Mason. Mas seu passado difícil – e o futuro surpreendente que de repente se apresenta – a jogam numa confusão imprevista, piorada com a chegada de uma nova admissão na unidade: uma adolescente talentosa mas problemática com quem Grace tem uma conexão carregada. Enquanto o assunto é complexo e muitas vezes obscuro, este filme amorosamente encontra a verdade – e humor – em lugares inesperados.

 

Escreva suas opiniões sobre o texto

Compartilhe